Quem circula pelas ruas esburacadas de Castanhal não teve como deixar de perceber o derrame de outdoors chamando a atenção para o natalício de Pedro Coelho. A foto traz o Prefeito com seu tradicional look populista, cujo chapeu de palha busca o apelo da simplicidade, e um fundo verde com frases de efeito variadas. A da foto em questão, feita na Rua 1º de Maio, no entorno do Ibirapuera, traz os seguintes dizeres: "Teu trabalho merece nosso respeito", com assinatura de "amigos do Prefeito". Mas, além de massagear o ego do homenageado, que outras reflexões podem ser feitas sobre o uso desse velho e tradicional instrumento midiático?
Não é novidade para ninguém que a popularidade do alcaide Pedro Coelho está em baixa e há perspectiva de piorar ainda mais, caso a "CPI do Asfalto", recentemente instalada na Câmara de Vereadores, consiga cumprir sua missão. Ademais, quaisquer obras e benefícios trazidos à cidade via Governo do Estado, não terão o seu carimbo, mas sim o de aliados do Governador Helder Barbalho, em especial Júnior Hage, que já se declarou publicamente pré-candidato a sentar na mais cobiçada cadeira do Palácio Maximino Porpino.
Criar uma identidade visual positiva, espalhando-a pelas avenidas do município, tendo como justificativa o aniversário, parece ter sido, na visão dos marqueteiros, uma "jogada de mestre", todavia, a população pode não entender bem assim, a começar pela buraqueira das vias onde as peças publicitárias estão localizadas. Já há piadas do tipo: "desvie de um buraco e dê de cara com o Coelho sorrindo de chapeu!"
Outro ponto que pode soar negativo é o fato de um outdoor custar o equivalente a pelo menos dez cestas básicas, suficientes para saciar a fome de famílias carentes que se multiplicam em razão do desemprego e da falta de oportunidades. O investimento nesse tipo de mídia é sabidamente elevado e, por mais estrategista que seja, contém sérios riscos de aceitação, considerando o momento político pelo qual passa a gestão do Prefeito.
A percepção real sobre o que tem sido esses dois anos e meio da gestão do "Governo de Todos" faz muitos cidadãos rirem com ironia sobre as frases de efeito dos outdoors, assim como provoca indignação em tantos outros que, outrora, achavam Pedro Coelho uma solução, e não um problema, cujo fim parece distante!

Nenhum comentário:
Postar um comentário